Sugestões de links

 Kamiquase – Paulo Leminski

É provavelmente o principal acervo das obras, não somente poéticas, de Paulo Leminski, poeta curitibano. Ótimo e necessário para quem quer conhecer (mais ainda) músicas, imagens, originais e informações sobre a biografia e bibliografia do poeta.

 Revista Repraesentatio

Criado em 2010, é um acervo com análises e para consulta. Parte dos textos é de trabalhos aprovados em congressos, outros já foram publicados em periódicos e parte são inéditos. Apesar de desatualizado, é importante fonte de consulta sobre diversas pesquisas acerca das culturas contemporâneas.

 Dalcídio Jurandir

Dalcídio Jurandir nasceu em Ponta de Pedras, Ilha do Marajó, Pará, no dia 10 de janeiro de 1909. O romancista é provavelmente o principal autor da literatura paraense e um dos maiores da região. Neste site, cujo trabalho deve ser parabenizado, são mostrados detalhes e rico acervo sobre suas obras, biografia e outras informações sobreo autor, que ficou conhecido especialmente pela “Saga do Extremo Norte”, “ciclo” ou “série” composta por nove romances: Chove nos Campos de Cachoeira (1941), Marajó (1947), Três Casas e um Rio (1958), Belém do Grão Pará (1960), Passagem dos Inocentes (1963), Primeira Manhã (1967), Ponte do Galo (1971), Os Habitantes (1976) e Chão dos Lobos (1976) e Ribanceira (1978).

 Rebel Sounds

Rebel Sounds é uma “comunidade” sonora. Segundo a própria definição do site, é “una red multicultural y global conformada por seguidores y seguidoras de la música mestiza en todas sus expresiones. Con el fin de difundir, explorar y multiplicar los resultados de una ‘globalización cultural’ manifestada por la mezcla de ritmos, países, razas, campos, ciudades y migraciones”. Amplo e ótimo acervo da música independente, alternativa e contemporânea do mundo, é “parada obrigatória” para quem gosta de ouvir música nova, de qualidade e especialmente da América Latina.

 Cinema Olympia

O Cine Olympia, de Belém do Pará, é considerado o cinema mais antigo em funcionamento no país. Fundado em 24 de abril de 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel e do Palace Theatre, em 2006 passou a ser administrado pela Fundação Cultural do Município de Belém, a Fumbel, mantendo-se assim como um dos principais espaços culturais da cidade.

 Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação (BOCC)

Fundada em 1999, a Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação, de Portugal, possui livros, monografias e artigos sobre diversas áreas que vão além de comunicação. Além de ser um importante veículo para pesquisa, é uma grande oportunidade para autores e pesquisadores publicarem suas obras.

 Blog de Relivaldo Pinho de Oliveira

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), possui graduação em Comunicação Social. Relivaldo é professor do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Comunicação, Linguagens e Culturada Universidade da Amazônia (Unama). Autor dos livros Mito e modernidade na ‘Trilogia amazônica’, de João de Jesus Paes Loureiro (NAEA/UFPA, 2003); Amazônia,cidade e cinema em ‘Um dia qualquer e ‘Ver-o-Peso: ensaio” (IAP, 2012) e organizador do livro Cinema na Amazônia: textos sobre exibição, produção e filmes (CNPq, 2004), seu blog reúne análises, discussões e impressões do autor sobre as mais diversas obras e faces da produção cultural contemporânea.

♦ CLIC (Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas)

O CLIC (Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas) é um empreendimento sociocultural especializado na promoção, organização e produção de eventos acadêmicos e culturais e cursos livres. Ao longo de quatro anos, realizou diversos eventos acadêmicos e culturais Sua sede está localizada na Escola On, no Prédio da Associação Comercial do Pará (ACP), na avenida Presidente Vargas, nº 158, sala 602, entre Gaspar Viana e Santo Antônio.

 Festival de Audiovisual de Belém (FAB)

O Festival de Audiovisual de Belém (FAB) foi criado em 2013 e contou com patrocínio do Banco da Amazônia em suas duas primeiras edições (2013 e 2014). Em 2015, o FAB continua buscando colaborar para manter Belém na geografia nacional da produção audiovisual contemporânea, levando em conta a diversidade de possibilidades de criação e demonstrando isso na capital paraense, o que está sintetizado no slogan do evento: Audiovisual vai além. Audiovisual vem pra Belém.

 Mesa de café da manhã

O Mesa de Café da Manhã foi criado em 2009. O site é feito por Ana Carolina Almeida, jornalista, autora da saga A Irmandade das Olivias e pesquisadora em marketing, culturas contemporâneas e Disney. No site são destacados os assuntos de interesse da autora, em especial cinema, contos de fada, música, TV e Disney.

 Fóton Filmes

Criada em 2014, a produtora vem ganhando cada vez mais espaço no cenário audiovisual paraense, em especial por conta da realização de videoclipes como Redenção, da banda Álibi de Orfeu, Cerveja, de Félix Robatto e Oswald Canibal, de Henry Burnett, que deu início à trajetória da produtora.

 El Blog de Matina

“Pensando em voz alta”, a colombiana Maria Cristina Ibarra, a Matina, ao falar de relatos e impressões pessoais, fala também de temas universais. O blog deveria ser mais movimentado, é verdade, mas a vida corrida da sonhadora, viajante e doutoranda em Design talvez não permita. Como “consolo”, dá para acompanhar alguns projetos – que deveriam estar no blog – pela fanpage do blog. É uma incursão à América Latina. É uma viagem a si mesmo. 

 Site de Paulo Victor Dias

Traço sujo, mas preciso. Maldito, mas não proscrito. Sem vergonha, mas com talento. Esses termos podem ser considerados pistas para definir as obras de Paulo Victor Dias, ou simplesmente PV, ilustrador amazônico. Fugindo de regrismos e clichês, o ilustrador amazônico mistura em suas obras referências da fotografia, do contexto urbano, homenagens e ironias.

♦ Corpo Transitivo

Corpo Transitivo é uma fanzine de Belém do Pará sobre identidade de gênero e diversidade sexual. Com postagens regulares, a página apresenta diversas discussões, orientações e observações sobre as temáticas.

 Fisionomia Belém

Blog do projeto de pesquisa “Comunicação, Antropologia e Filosofia: estética e experiência na comunicação visual urbana da contemporaneidade de Belém do Pará”, que parte da ideia de que a comunicação visual da capital paraense não somente se situa em anúncios publicitários, fachadas, vitrines de lojas, prédios comercias etc., como também se relaciona ao espírito contemporâneo. Mais que um “novo olhar” sobre a cidade, propõe um mesmo olhar sobre paisagens por vezes bastante conhecidas e por isso mesmo não observadas com atenção. A relação entre imagens e seus significados deve ocorrer de modo contextual e não mecânico entre características econômicas e estéticas, ou entre a experiência contemporânea e a estética comunicacional com a qual ela se liga.

 Yesbil

Há cinco anos, a Yesbil é a empresa que mais aposta na comunicação digital para o mercado paraense. Em 2014 a empresa passou por reformulações: antes, focava suas atividades em desenvolvimento de websites e sistemas online, gestão de marcas e produção de conteúdo para sites e mídias sociais. Agora, a Yesbil oferece produtos e soluções voltadas à capacitação profissional, consultoria, conteúdos e produção de estudos regionais.

 Cinemateca Paraense

Com um trabalho digno de destaque de Ramiro Quaresma e Deyse Marinho, o site reúne informações e links de filmes já produzidos no estado do Pará. Além disso, apresenta grande levantamento sobre todo o conteúdo disponível on-line sobre o assunto, como realizadores, festivais, cinemas de hoje e todos os técnicos e artistas envolvidos. Mais que uma viagem no tempo, é fonte de conteúdo para todos interessados na área e que desejam ver o cinema paraense, na verdade o audiovisual como um todo do estado, cada vez mais forte.

♦ Camisa Nova

Camisa Nova é um fanzine que visa ajudar os novatos dos cursos de comunicação social. O objetivo é dar dicas, sugestões e conteúdos, sempre com bom humor, para colaborar na melhoria do mercado da cidade e do estado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s