Ciclo “Leituras de Freud”, com Ernani Chaves, começa esta semana em Belém

Original Caption: Sigmund Freud, 1856-1939, Austrian psychiatrist, in the office of his Vienna home looking at a manuscript. B/w photo ca.1930.

Original Caption: Sigmund Freud, 1856-1939, Austrian psychiatrist, in the office of his Vienna home looking at a manuscript. B/w photo ca.1930.

Na próxima terça-feira (10) terá início em Belém o “Ciclo Leituras de Freud”, no centro de Estudos Psicanalíticos do Pará (EPA), de 19h às 21h. O ciclo tem a finalidade introduzir, continuar ou aprofundar estudos em psicanálise, a partir de textos de Sigmund Freud, lidos no original alemão.
O ciclo será conduzido por Ernani Chaves, professor titular da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Pará (UFPA), importante estudioso brasileiro da obra de Freud e tradutor do volume de ensaios sobre Estética, publicados pela Editora Autêntica.
“Freud é considerado um pensador necessário e indispensável para problematizar questões fundamentais do nosso tempo. Nesse sentido, não se trata apenas de uma leitura clínica de Freud, mas também de uma leitura do social por meio de Freud”, explica Ernani.
O primeiro texto analisado é o ensaio “Alguns mecanismos neuróticos no ciúme, na paranoia e na homossexualidade”. Na obra é discutido não somente o aspecto clínico, mas também seu alcance social, na medida em que ele foi reapropriado por outros autores no interior da discussão da gênese do preconceito e dos processos de exclusão. Ao discernir três tipos de ciúme, o “normal”, o “projetivo” e o “delirante”, Freud abre um leque de perspectivas interessantes para pensarmos alguns aspectos da violência contra o outro atribuída ao ciúme.

Veja também: Das praças das cidades às dos shoppings: uma conversa com Ernani Chaves

Ainda de acordo com Ernani, “o curso discutirá como a massificação das formas de controle e vigilância por meio das novas tecnologias se conectam às formas delirantes ou projetivas do ciúme, cujas consequências podem ser trágicas”, finaliza.

O ministrante
Ernani Chaves é doutor em Filosofia. Realizou estágios de pesquisa no exterior na Alemanha e na França. Possui pós-doutorados na Universidade Técnica de Berlim (1998) e na Universidade de Weimar (2003). Foi pesquisador Associado na Universidade Técnica de Berlim (janeiro e fevereiro de 2013), pesquisador sênior na École Normale Superieure de Paris, de março a junho de 2015. Autor de livros e vários artigos nacionais e internacionais. Publicou recentemente, pela Editora Autêntica, uma tradução de textos de Freud sobre Estética.

Veja ainda: Palestra “Walter Benjamin e a Fotografia de Cidades”, de Ernani Chaves, está disponível no Youtube

Serviço
Ciclo “Leituras de Freud”, com Ernani Chaves
Onde? Estudos Psicanalíticos do Pará (EPA), localizada no Ed. Village Boulevard (Av. Senador Lemos, 435, sala 301, Umarizal, Belém)
Quando? Terças de janeiro (10, 17, 24 e 31), de 19h às 21h
Inscrições: R$180,00.
Mais informações: (91)99982-2582/ (91)3085-2010/ epa@epapsicanalise.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s