Intercom divulga agenda de eventos regionais em 2017. Curitiba é logo ali!

caminho-1As edições regionais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom em 2017 já estão definidas. A lista foi divulgada no site da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Os congressos regionais serão, por ordem de período de realização:

– 24 a 26 de maio: Intercom Norte (Faculdade Boas Novas – Manaus/AM)
– 12 a 14 de junho: Intercom Centro-Oeste (Universidade Federal do Mato Grosso – Cuiabá/MT)
– 15 a 17 de junho: Intercom Sul (Universidade Caxias do Sul – Caxias do Sul/RS)
– 22 a 24 de junho: Intercom Sudeste (Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) – Volta Redonda/RJ)
– 29 de junho a 1º de julho: Intercom Nordeste (Estácio – Fortaleza/CE)

Fique atento: as inscrições para cada um devem terminar cerca de um mês e meio antes da data do evento. Indo além, recorde-se: em 2017 o Intercom Nacional será realizado na Universidade Positivo, em Curitiba-PR, provavelmente na primeira semana de setembro (como sempre ocorre). É uma grande chance para colocar estas ideias em prática e, ao longo dos processos, descobrir outras possibilidades também. 

CAMINHO PARA CURITIBA
Com as datas definidas e prazos previstos, já é possível professores, alunos e demais interessados se planejarem para pensar em publicações, organizar trabalhos e projetar a logística e participação nos eventos.
Meses atrás escrevi aqui no blog e no Digestivo Cultural alguns “conselhos” para jovens pesquisadores ou mesmo estudantes da área de Comunicação que querem começar a apresentar ideias, produzir artigos ou outros produtos, se desenvolver academicamente e mesmo ganhar prêmios.
Neste sentido, o Intercom é uma grande oportunidade, em especial pela Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, a Expocom, chance de alcançar conquistas aproveitando trabalhos produzidos ao longo deste ano e nos primeiros meses do próximo. Muito bom, muito legal, mas nada disso será possível sem organização.
Esta organização deve começar ainda neste fim de ano ou mesmo no início do ano que vem. Ou seja: logo. Ler, escrever, reescrever, ouvir o orientador, ter autonomia para pensar nos caminhos do próprio objeto, errar, corrigir os erros, revisar, aceitar desafios, reconhecer os empecilhos, mas ter coragem (d)e enfrentá-los. Estas ações, clichês ou não, é que farão a diferença no resultado final, lá em setembro, com a confirmação de publicações no Intercom Júnior ou mesmo possibilidade de premiações na Expocom em Curitiba-PR.

Imagem: Reprodução/ Intercom

Imagem: Reprodução/ Intercom


Os passos começam agora. Lembre-se dos trabalhos que já fez e pense: “é possível (re)aproveitá-los?”; “vou me dedicar para isto de fato?” “Onde quero chegar?”. Depois, converse com o professor da disciplina na qual fez o trabalho ou no docente de sua preferência e, principalmente, confiança. Se em um “primeiro” contato ele responder algo como “estou de férias, conversamos quando começarem as aulas”, desconfie. Se não estende a mão a você agora talvez não tenha interesse em caminhar ao lado futuramente.
Um verdadeiro educador sempre fica contente com o interesse de alunos. É nosso papel (profissional, moral, ético, social e político) incentivá-los e ajudarem a crescer.
Neste sentido, as etapas de Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Volta Redonda e Caxias do Sul, no entanto, não devem ser os (únicos) alvos. São apenas degraus. Você, que é estudante, deve pensar no fim (a premiação nacional em Curitiba), mas reconhecer que até lá há várias etapas (o meio) que podem fazer você prosseguir ou não. 

caminho-2

Incomode-se! Não acomode-se de forma alguma. Ouça, converse, pergunte, desafie, escreva, reescreva, publique, concorra, cresça. Somente se cresce assim. Curitiba é logo ali. Basta começar! Mãos à obra!
Veja abaixo as categorias da Expocom e Intercom Júnior:

> CATEGORIAS EXPOCOM – conheça o regulamento e o modelo de formatação
I – Jornalismo
Agência Jr. de Jornalismo/ Projeto de assessoria de Imprensa/ Jornal-laboratório impresso/ Revista-laboratório impressa/ Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo/ Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo/ Produção em Jornalismo digital/ Reportagem em Jornalismo impresso / Reportagem em Radiojornalismo/ Reportagem em Telejornalismo/ Livro-reportagem/ Produção em Fotojornalismo/ Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião/ Jornal Mural/ Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio/ Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão

II – Publicidade e Propaganda
Agência Jr. de Publicidade e Propaganda/ Campanha Promocional/ Campanha Publicitária/ Pesquisa mercadológica/ Jingle/ Spot/ Filme publicitário/ Fotografia Publicitária/ Anúncio impresso/ Cartaz/ Outdoor/ Publicidade em mídia digital/ Publicidade em outros meios

III – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Agência Jr. de Relações Públicas/ Pesquisa em Relações Públicas/ Organização de evento/ Projeto de assessoria de comunicação empresarial/ Projeto de assessoria de comunicação governamental/ Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor/ Produto de comunicação institucional impresso/ Produto de comunicação institucional radiofônico/ Produto de comunicação institucional digital/ Produto de comunicação institucional audiovisual/ Planejamento estratégico de Relações Públicas

IV – Cinema e Audiovisual
Filme de ficção/ Filme de não ficção/documentário/ docudrama / Filme de animação/ Videoclipe/ Roteiro de ficção/ Roteiro de não ficção/ Fotografia em movimento/ Vinheta

V – Produção Transdisciplinar
Edição de Livro/ Design Gráfico/ Ensaio fotográfico artístico/ Fotografia artística/ Fotonovela/ Charge/caricatura/ilustração/ Embalagem/ Histórias em Quadrinhos/ Roteiro de Games/ Projeto de Comunicação integrada/ Produção multimídia/ Revista customizada/ Comunicação e Inovação/ Games

VI – Rádio, TV e Internet
Programa laboratorial de áudio/ Programa laboratorial de TV/ Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins/ Ficção em vídeo – Telenovela, Séries Televisivas e afins/ Produção Audiovisual para mídias digitais/ Blog/ Website

> CATEGORIAS INTERCOM JÚNIOR – conheça mais dos temas 
IJ 1 – Jornalismo;
IJ 2 – Publicidade e Propaganda;
IJ 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional;
IJ 4 – Comunicação Audiovisual;
IJ 5 – Multimídia;
IJ 6 – Interfaces Comunicacionais;
IJ 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania;
IJ 8 – Estudos Interdisciplinares.

Enderson Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s